Eventos » Ateliê de Leitura de Textos Freudianos

Publicado em 11/08/2017

É com grande alegria que fazemos um convite para lermos juntos alguns textos de Sigmund Freud em um Ateliê de Leitura que ocorrerá nas quintas-feiras na sede da Seção Santa Catarina da Escola Brasileira de Psicanálise.
Na contramão das práticas e discursos que visam ao apagamento dos sintomas e do mal-estar, Freud, desde os primeiros momentos da invenção da psicanálise, se mostrou muito interessado por estabelecer conexões com outras instâncias da cultura intimamente relacionadas às práticas discursivas e linguageiras, por assim dizer. Foi assim que ele recorreu às elaborações da antropologia, da religião, do direito, das artes – com atenção especial para os textos literários, fábulas e mitos. Nesse Ateliê de Leitura de Textos Freudianos, desejamos manter essa abertura e desdobrá-la através da conversação com pessoas oriundas de outros espaços de atuação. Para isso, os textos escolhidos para os encontros não necessariamente estarão concentrados em questões mais imediatas da clínica psicanalítica. Trata-se, então, de dar destaque aos textos em que Freud pretendeu abordar aspectos da cultura em sua relação com os meandros do inconsciente. Assim, no primeiro encontro, nos dedicaremos ao famoso “Por que a guerra?” [1932], que Freud escreveu como resposta a Albert Einstein em tempos nada pacíficos – como os nossos, aliás
Essa é uma atividade aberta, gratuita e de frequência livre. Para participar, basta fazer inscrição através do e-mailebpsc48@gmail.com.